2005/10/21

Documentário sobre Fernanda Botelho


Hoje, no canal 2 da RTP, é transmitido um documentário sobre a escritora Fernanda Botelho, pelas 22 horas e 35 minutos. Aqui ficam as informações prestadas no site deste canal televisivo:

"Fernanda Botelho,uma das escritoras mais vanguardistas dos anos 50


Fernanda Botelho [180º] é o último documentário de uma trilogia sobre escritores portugueses. Depois de Agustina Bessa-Luís e Luiz Pacheco, chegou a vez de apresentar 50 minutos sobre a vida e obra de Fernanda Botelho.
Todos da mesma geração e todos com géneros literários distintos.

Fernanda Botelho foi uma das escritoras mais vanguardistas dos anos 50.
Temas que até então nunca tinham sido abordados de forma tão directa e sem preconceitos, como o adultério feminino e as ménages a trois, passaram a fazer parte da literatura feita por uma mulher. Sem ter tido um papel activo nas ruas, Fernanda Botelho foi uma das escritoras portuguesas que mais contribuiu para a emancipação da mulher. Com uma escrita “geométrica” e recorrendo a muitos truques do género policial, os seus romances são ainda hoje um caso exemplar de construção narrativa.

Fernanda Botelho nasceu no Porto em 1926 no seio de uma família aristocrática mas o caminho que ela iria traçar não se coaduna em nada com o sentido de austeridade que lhe era imposto pelos laços familiares. Quando chegou à idade da Faculdade quis entrar para Direito mas a mãe não lho permitiu. Por isso, foi para um “curso de mulheres” em Coimbra. Depressa se apercebeu de que o meio coimbrão era demasiado conservador. Por isso, fala da chegada a Lisboa como “a sua libertação”.

Livre de preconceitos, Fernanda Botelho inicia o trajecto que a levaria ao mundo das letras e dos livros. Conhece David Mourão-Ferreira que a ajuda a encontrar o caminho que ela já intuía ser o seu desde criança. Estreia-se com poesia na Távola Redonda mas era na ficção que ela queria singrar. O percurso de romancista de Fernanda Botelho começa em 1957 com o “Ângulo Raso”. Seguiram-se-lhe mais 14 obras literárias. A última foi “Os Gritos da Minha Dança”, editada em 2003."



Produção - Panavideo
Realizador – António José de Almeida
Jornalista/ Guião – Anabela Almeida
Imagem/ Direcção de Fotografia – Jorge Afonso Pós-produção HD/ Ilustrações – Miguel Lopes Colorista – Pedro Clérigo Pós-produção Áudio – Samuel Rebelo Coordenação Geral – Telma Teixeira da Silva