2005/11/27

Actividade dramatúrgica de José Luís Peixoto

Pelo seu interesse dudáctico, transcrevo do suplemento "MilFolhas", do jornal Público, um texto assinado por Joana Gorjão Henriques: "Chama-se "Anathema" em francês e "A Imensa Tempestade" em português. Foi uma das peças que os flamengos Stan escolheram para levar ao Festival d"Automne de Paris
Primeiro é o suspiro de Romeu por uma Julieta que brilha mais do que a Lua. Depois é uma Julieta que lamenta "a mágoa e o sofrimento" que o nome de Romeu transporta. Até que a imensa tempestade dos amantes é interrompida por um homem e uma mulher que podem ser terroristas ou os próprios actores.
Não há referência directa à ocupação do Teatro de Moscovo pela guerrilha tchetchena, em Outubro de 2002, durante a representação do musical Nord-Ost, mas foi este acontecimento que deu origem a Anathema, em francês, ou A Imensa Tempestade, em português, o último texto de José Luís Peixoto, convidado pela companhia flamenga Tg Stan a escrever uma peça para eles.
A peça estreou em Paris, onde está em cena até 15 de Dezembro, e é um dos espectáculos que os Stan escolheram para levar ao Festival d"Automne, que lhes propôs ocupar o Théâtre de la Bastille durante dois meses (ver texto ao lado). Está agendada para o programa do Festival Alkantara, em Junho, em Lisboa." Pode continuar a ler aqui.