2005/07/06

Prémio Literário DA: "Crisálidas" de Maria Mateus

O Prémio Literário “Diário do Alentejo”, atribuído à obra Crisálidas, de Maria Mateus, vai ser entregue no próximo dia 11 de Julho, em Beja, pelas 19 horas, na Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

Deixo-vos aqui a notícia do Diário do Alentejo:
" [...]
A obra mereceu a unanimidade do júri – Paulo Barriga, jornalista, Luís Carmelo, escritor e professor universitário, e Carreira Marques, presidente da Câmara Municipal de Beja, e a vencedora, Maria Mateus, receberá um prémio pecuniário de 2 500 euros, estando prevista uma 1ª edição com uma tiragem de 500 exemplares.
O livro, Crisálidas, é composto por nove pequenas histórias, escritas sem interrupções durante noites a fio e pensadas para serem lidas como um todo. Entre elas não se evidencia um fio condutor, nem tão pouco são identificáveis pontos de ligação entre percursos e personagens. O que as une é a sua condição de "crisálidas": são histórias que se fecham em si próprias, qual lagarta dentro do seu casulo, à espera de um par de asas, que a torne borboleta, ou da morte sem metamorfose.Leitora e admiradora de Saramago, José Luís Peixoto, José Riço Direitinho, Manuel Alegre e Natália Correia, entre outros do panorama nacional, Maria da Graça Mateus, que concorreu sob o pseudónimo de Maria Ledo, nasceu em Santiago do Cacém, com raízes familiares em Cercal do Alentejo, e actualmente a reside a escassos quilómetros da cidade de Setúbal."