2005/10/21

Culturgest - Maratona de Leitura


Veja o que nos diz a Culturgest, sobre uma iniciativa do próximo dia 29 de Outubro (entre as 15 e as 19.30 horas, com entrada livre):

" O tema deste ano da Maratona de Leitura é o amor. Haverá tema mais apaixonante? Ou mais presente na literatura de todos os tempos?
A fórmula é já conhecida de quem nos costuma visitar por essa altura. Durante uma tarde inteira de Outono, em diversos espaços da Culturgest, vários leitores convidados lêem textos em voz alta para quem os quiser ouvir.
Pode trazer os filhos, ou sobrinhos, ou netos, ou filhos dos amigos. Para além de leituras dedicadas aos mais novos, haverá um programa ao longo da tarde, preparado pelo nosso Serviço Educativo, com um atelier de teatro de sombras a partir de um conto de Hans Christian Andersen. Está organizado de forma a que as crianças possam participar seja qual for a hora a que cheguem. Pode deixá-los ao nosso cuidado e ir ouvir sossegadamente as leituras.
Na Maratona de Leitura do ano passado algumas pessoas vieram ter connosco dizendo-nos que também gostariam de ler. Por isso este ano resolvemos que haverá alguns espaços preparados para receber quem queira ler para os outros, embora não tenha sido expressamente convidado. Se gosta de ler em voz alta, escolha um ou dois livros e traga-os. Haverá certamente quem a/o queira ouvir.
Uma tarde a ouvir histórias ou poemas de amor, ou reflexões sobre o amor. Não será uma tarde bem passada? Esperamos por si."

Atendendo ao interesse didáctico das informações, transcrevo o que o jornal Público acrescenta: "Luís de Camões, David Mourão-Ferreira, Florbela Espanca e Eugénio de Andrade são alguns dos poetas presentes na Maratona de Leitura subordinada ao amor, a realizar quinta-feira na Culturgest, em Lisboa, informou hoje a instituição.
Helena Torrado, Ricardo Carriço, António Mega Ferreira, Vítor Nobre, José Pedro Borges, Margarida Lages, Hobbes Góbiras, Patrícia Blazquez, Miguel Lobo Antunes, Ana Brito e Cunha e Patrícia Brito e Cunha contam-se entre os participantes, que ficarão encarregues das leituras.
Além de poetas clássicos portugueses que cantaram o amor, serão também lidos poemas de outros autores como Manuel Alegre, Alda Lara, da "Odisseia" de Homero, de "Amor" de Mega Ferreira.
"D.Quixote de La Mancha" e a "Ode a las Cosas" de Pablo Neruda são outras das obras de que serão lidos excertos."