2005/11/28

Feira do Livro em Évora

Desde hoje e até ao próximo dia 18 de Dezembro, realiza-se em Évora uma Feira do Livro, à qual estão associadas diversas actividades de animação. Deeixo aqui mais informações, transcritas do Público: "Um total de 80 editoras nacionais participam a partir de amanhã no Mercado do Livro de Évora, durante o qual os visitantes vão poder comprar obras literárias a preços reduzidos e assistir a iniciativas culturais. A iniciativa prolonga-se até 18 de Dezembro e é da responsabilidade da Associação de Jovens Professores da Região Alentejo (AJPRA), em parceria com o Grupo de Teatro Experimental de Pias (Beja) e a Federação das Associações Juvenis do Alentejo.

Em declarações à Lusa, Aires Carvalho, presidente da AJPRA, explicou hoje que a 2ª edição do Mercado do Livro (já foi realizado no ano passado) vai decorrer nas instalações do Centro Comercial S. Domingos, em Évora.

A iniciativa, segundo o mesmo responsável, vai permitir que os habitantes e visitantes daquela cidade alentejana possam adquirir, "a preços reduzidos e simbólicos", livros com a chancela de, pelo menos, 80 editoras nacionais.

"Já temos confirmadas 80 editoras e, desta forma, conseguimos trazer a Évora um conjunto alargado de livros a preços baixos", disse, acrescentando que, à disposição dos "amantes da literatura", vão estar obras "ao alcance de todos os gostos e bolsas".

Em paralelo com o Mercado do Livro, que é inaugurado com uma sessão de contos de Jorge Serafim, vão realizar-se, no mesmo espaço e também no Teatro Garcia de Resende e nos Celeiros da EPAC, diversas iniciativas culturais.

As crianças vão poder divertir-se e dar largas à imaginação no espaço do Mercado nas "Manhãs Perlimpimpim", dias 03, 10 e 17 de Dezembro, ou assistindo à representação da peça de teatro infantil "Max e Milla", dia 11 (celeiros da EPAC).

"As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos" sobem ao palco do Teatro Garcia de Resende no dia 09, enquanto, quatro dias antes, é a vez do espectáculo "A Voz, a Poesia e a Música das Palavras", das Produções Vil'Arte, tomar conta do auditório do Mercado do Livro.

O seminário "Os Jovens e o Emprego na Região Alentejo", na próxima terça-feira, na Universidade de Évora, vai abordar as perspectivas profissionais dos mais novos que habitam na região.

A AJPRA vai ainda aproveitar esta programação cultural para apresentar também, dia 16, o livro "Estudo-Diagnóstico sobre a situação socioprofissional e áreas de interesse dos jovens adultos no concelho de Évora".

Uma sessão com a escritora Ana Maria Magalhães, contos para pais e filhos com Maria do Ó, o espectáculo musical e de poesia "A Sul de Ti", de Jorge Serafim, e um encontro com o escritor José Luís Peixoto e o músico Fernando Ribeiro, dos Moonspell, são outras das iniciativas agendadas.

Além disso, realçou Aires Carvalho, o programa integra workshops de ilustração e BD, conversas sobre ilustração com José Miguel Ribeiro e a apresentação de duas curtas-metragens." (Os destaques a negrito são meus.)