2005/12/07

Prémio Albatros para Lídia Jorge

Cito a Agência Lusa:


"A escritora Lídia Jorge recebeu "com muita emoção" a notícia da atribuição, hoje anunciada, do Prémio de Literatura "Albatros", da Fundação Günter Grass, na Alemanha, pelo seu livro "O Vento Assobiando nas Gruas".

Em declarações à Agência Lusa, a escritora comentou ter ficado muito comovida, segunda-feira, quando soube da atribuição do prémio, este ano em primeira edição, através de um membro do júri.

A acção de "O Vento Assobiando nas Gruas" decorre em Portugal e relata uma história de amor entre uma jovem portuguesa e um africano, "mas o júri foi para além da questão passional, sublinhando as questões sociais e políticas" do romance.

O júri do galardão "fez uma leitura mais profunda, por detrás da vida de figuras comuns e marginais da sociedade", acrescentou a autora, referindo ainda que a obra envolve um fundo de interpretação política e social, nomeadamente nas questões do racismo e da xenofobia.

Lídia Jorge confessou ter uma grande admiração por Günter Grass, "um escritor interventor activo na sociedade e que está do lado dos desfavorecidos. Ele faz uma reclamação de justiça através da beleza da literatura".

A autora identifica-se com esta postura de Günter Grass e defende que os escritores devem ter um papel interventivo no seu trabalho: "A justiça é uma das faces da beleza", resumiu.

O Prémio Internacional "Albatros" foi instituído pela Fundação Günter Grass, Prémio Nobel da Literatura, e tem como objectivo "promover o livre pensamento e livre confronto com todos os domínios da vida, do mundo e do nosso tempo".

A autora de "A Costa dos Murmúrios" também ficou particularmente feliz pela atribuição deste galardão porque "vem de um país que aposta na literatura e valoriza muito a leitura".

"Fico muito contente por os leitores alemães se terem impressionado com o meu livro", disse, referindo ainda que esta atribuição também lhe provoca um sentimento de "maior responsabilidade".

"O Vento Assobiando nas Gruas" foi editado em Portugal em 2002, recebeu o Grande Prémio Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) em 2003 e foi finalista do Prémio Femina, em França.

"O Dia dos Prodígios" e "O Vale da Paixão" são outras obras da autora portuguesa também traduzidas em alemão.

Lídia Jorge comentou ainda que este "é um prémio simpático" por ser também atribuído à tradução, "o que é pouco comum".

A tradutora do livro, Karin von Schweder-Schreiner, irá receber 15 mil euros, enquanto à autora estão destinados 25 mil euros.

O prémio, que será atribuído de dois em dois anos a obras de prosa, poesia ou ensaio, será entregue a Lídia Jorge em Maio de 2006."