2005/07/26

António Lobo Antunes em Salzburgo

O Público de hoje noticia o seguinte:
"O Festival de Salzburgo, inaugurado ontem e que decorre até 31 de Agosto, conta este ano com a presença de António Lobo Antunes no lugar de escritor residente. O famoso festival austríaco reserva também habitualmente um papel de destaque para a literatura e o drama teatral, para além da ópera e dos concertos que tradicionalmente figuram no programa. Entre as actividades que envolvem o escritor português constam a adaptação teatral de Os Cus de Judas, nos dias 12 e 13 de Agosto, e leituras do Tratado das Paixões da Alma, no dia 15. Existirá ainda uma sessão de homenagem ao escritor português, com a participação de Albert Ostermaier, conceituado artista alemão que se dedica à poesia e ao teatro, e do compositor e guitarrista Bert Wrede.
António Lobo Antunes disse ontem ao PÚBLICO estar surpreendido com o convite. "Por um lado, é sempre agradável; por outro, esta unanimidade inquieta-me", notou o autor, referindo-se aos inúmeros prémios, homenagens e convites que tem recebido nos últimos tempos, entre os quais se destaca o conceituado Jerusalem Prize 2004. "O que me preocupa, mais do que qualquer prémio, é começar a escrever o meu novo livro", acrescenta o escritor.
O Festival de Salzburgo contará ainda, extraprogramação musical, com a presença da coreógrafa Pina Bausch e dos prémios Nobel da Literatura John Coetzee e Elfriede Jelinek."