2005/11/29

No 70º aniversário da morte de Fernando Pessoa


Lembra-nos o Diário de Notícias:

"A RTP dedica esta madrugada mais de cinco horas de programação àquele que é considerado um dos maiores poetas portugueses.

A partir da 01.30, Clara Ferreira Alves conduz um programa de 50 minutos que conta com a presença de vários especialistas em Fernando Pessoa.

As Palavras Vivas,em que a poesia de Fernando Pessoa vai ganhar ritmo pela voz de Mário Viegas, abrem caminho para uma série de rubricas que preenchem a noite do canal público.

Intercalando a poesia com documentários sobre a vida do poeta, a RTP repõe antigos programas, entre os quais O Homem é um Mundo, no qual o escritor e dramaturgo Luís de Sttau Monteiro recolheu depoimentos de Sandra Ferreira do Amaral (trabalhou com Fernando Pessoa nos escritórios comerciais na Baixa lisboeta) e de Alberto Cutileiro, também contemporâneo do poeta.

O espaço dedicado a Pessoa encerra às 0600, depois de Entre Nós, em que uma especialista em história de Lisboa, Maria Gabriela Carvalho, dá a conhecer os percursos do poeta pela cidade.

Nascido em Lisboa, em 1888, Fernando Pessoa cresceu, contudo, na África do Sul, tendo chegado a escrever em língua inglesa. Muda- -se definitivamente para a capital portuguesa em 1905, onde frequenta o Curso Superior de Letras. Acabou por arranjar emprego como tradutor de cartas comerciais. Morreu a 30 de Novembro de 1935, depois de ter sido internado na véspera com uma crise hepática.

Considerado um dos grandes nomes da literatura portuguesa e um dos poetas mais marcantes do século XX, Pessoa ficou conhecido pelos seus heterónimos - sobretudo por Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro -, para os quais desenvolveu completas biografias e personalidades."