2005/11/04

Prémio Vida Literária para Mário Cesariny

Pela mão da jornalista Elisabete França, o Diário de Notícias dá hoje amplo destaque ao facto do poeta Mário Cesariny ter sido hoje distinguido com o Prémio Vida Literária. Aqui ficam os dois textos em questão.

"Prémio Vida Literária para Cesariny: «Toda a vida fiz infracções»":

APE, unânime, consagra "poeta raro". Dia 30, Sampaio leva-lhe o prémio a casa.

"André Breton dizia que os surrealistas não deviam receber prémios. É uma infracção que faço, mas toda a vida fiz infracções", comenta ao DN o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos, 82 anos, que foi distinguido ontem com o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Caixa Geral de Depósitos (CGD), no valor de 25 mil euros. [...]" Pode continuar a ler aqui.


"Poesia na 'reabilitação do real'

"Ninguém duvida hoje de que Mário Cesariny é um dos nomes mais importantes da poesia do século XX e não só portuguesa, sempre ligado à história do surrealismo, de que foi e é uma das figuras e memórias mais destacadas. Mas, para além do surrealismo 'histórico', ele foi surrealista na atitude, na vivência, na 'reabilitação do real quotidiano', através do exemplo da vida, da palavra, da poesia plástica e da poesia verbal. E para além da altura poética da sua obra lírica, há ainda que celebrar a atitude de divulgação da obra de outros [autores] do que Ernesto Sampaio chamou 'a única real tradição viva'." [...]" Pode continuar a ler aqui.