2006/09/04

Espólio de António Gedeão na Biblioteca Nacional

Cito o Jornal de Notícias de hoje: "Diversos originais de Rómulo de Carvalho - nome no registo civil do poeta António Gedeão -, foram doados pelo poeta Luís Amaro à Biblioteca Nacional (BN). O acervo irá enriquecer o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea daquela instituição de Lisboa.
Os documentos agora oferecidos, mensagens originais enviadas por Rómulo de Carvalho a Luís Amaro entre 1969 e 1995, serão integrados no núcleo ESP. N5 - essencialmente constituído por colecções de cartas, manuscritos originais e provas tipográficas de vultos de referência da cultura portuguesa contemporânea - que, desde 1981, Luís Amaro tem entregue ao arquivo da BN.
O centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho, historiador, cientista e professor durante 40 anos, será assinalado a 24 de Novembro. Rómulo de Carvalho (1906 - 1997) revelou-se como poeta apenas em 1956, com "Movimento perpétuo". A esta viriam juntar-se outras obras fundamentais, como "Teatro do mundo" (1958), "Máquina de fogo" (1961), "Poema para Galileu" (1964), "Linhas de força" (1967) e ainda "Poemas póstumos" (1983).
Por seu lado, Luís Amaro foi co-fundador e co-director da revista Árvore, publicada entre 1951 e 1952 e da qual também fizeram parte Raul de Carvalho, António Ramos Rosa e António Luís Moita. Colaborou nas revistas Seara Nova, Távola Redonda, Portucale, tendo, ainda, desempenhado os cargos de secretário de redacção e, posteriormente, de director-adjunto da Colóquio/Letras.
Esta colaboração literária permitiu-lhe reunir um vasto arquivo literário e epistolar que salvou do esquecimento - senão mesmo da destruição - milhares de páginas, entre originais, provas tipográficas e grande número de missivas. O espólio pode ser conhecido, designadamente, através do seguinte endereço electrónico http://acpc.bn.pt.". As hiperligações foram acrescentadas. Sobre Luís Amaro, leia-se ainda este post do blog Da Literatura.