2005/10/31

JL nº 915


O sumário e alguns textos estão disponíveis neste endereço.

Novo romance de José Saramago



Aqui pode encontrar diversas notícias sobre o novo romance de José Saramago, As Intermitências da Morte.

2005/10/26

Novo trabalho

Depois do trabalho feito na última aula (excepcionalmente no passado dia 25), na próxima semana devem-me entregar um texto intitulado "Página de um diário íntimo" (cerca de 2500 caracteres, excluindo espaços).

Os dias da Literatura Portuguesa

"A Literatura Portuguesa Contemporânea está em contínuo enriquecimento, isso é notório e visível nos vários lançamentos de livros que acontecem semanalmente, por parte dos escritores de língua portuguesa, que não contando, infelizmente, com a mesma projecção mediática, que J. K. Rowling e o seu novo Harry Potter e o Príncipe Miste­rioso granjearam no dia do lançamento da tradução portuguesa do sexto livro desta saga, continuam a colocar no papel a originalidade e criatividade, próprias da vivência e cultura do nosso povo, que fazem com que a literatura portuguesa, referindo as palavras do director do Jornal do Fundão, Fernando Paulouro, responsável pela apresentação do novo romance de Rodrigo Guedes de Carvalho A Casa Quieta, na Biblioteca Municipal da Covilhã (numa cerimónia bem mais discreta da que ocorreu nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa), coloque “o país na disputa dos melhores lugares a nível europeu” no que concerne a obras literárias."

Pode continuar a ler aqui este texto da autoria de Nelson Canhita.

2005/10/21

Culturgest - Maratona de Leitura


Veja o que nos diz a Culturgest, sobre uma iniciativa do próximo dia 29 de Outubro (entre as 15 e as 19.30 horas, com entrada livre):

" O tema deste ano da Maratona de Leitura é o amor. Haverá tema mais apaixonante? Ou mais presente na literatura de todos os tempos?
A fórmula é já conhecida de quem nos costuma visitar por essa altura. Durante uma tarde inteira de Outono, em diversos espaços da Culturgest, vários leitores convidados lêem textos em voz alta para quem os quiser ouvir.
Pode trazer os filhos, ou sobrinhos, ou netos, ou filhos dos amigos. Para além de leituras dedicadas aos mais novos, haverá um programa ao longo da tarde, preparado pelo nosso Serviço Educativo, com um atelier de teatro de sombras a partir de um conto de Hans Christian Andersen. Está organizado de forma a que as crianças possam participar seja qual for a hora a que cheguem. Pode deixá-los ao nosso cuidado e ir ouvir sossegadamente as leituras.
Na Maratona de Leitura do ano passado algumas pessoas vieram ter connosco dizendo-nos que também gostariam de ler. Por isso este ano resolvemos que haverá alguns espaços preparados para receber quem queira ler para os outros, embora não tenha sido expressamente convidado. Se gosta de ler em voz alta, escolha um ou dois livros e traga-os. Haverá certamente quem a/o queira ouvir.
Uma tarde a ouvir histórias ou poemas de amor, ou reflexões sobre o amor. Não será uma tarde bem passada? Esperamos por si."

Atendendo ao interesse didáctico das informações, transcrevo o que o jornal Público acrescenta: "Luís de Camões, David Mourão-Ferreira, Florbela Espanca e Eugénio de Andrade são alguns dos poetas presentes na Maratona de Leitura subordinada ao amor, a realizar quinta-feira na Culturgest, em Lisboa, informou hoje a instituição.
Helena Torrado, Ricardo Carriço, António Mega Ferreira, Vítor Nobre, José Pedro Borges, Margarida Lages, Hobbes Góbiras, Patrícia Blazquez, Miguel Lobo Antunes, Ana Brito e Cunha e Patrícia Brito e Cunha contam-se entre os participantes, que ficarão encarregues das leituras.
Além de poetas clássicos portugueses que cantaram o amor, serão também lidos poemas de outros autores como Manuel Alegre, Alda Lara, da "Odisseia" de Homero, de "Amor" de Mega Ferreira.
"D.Quixote de La Mancha" e a "Ode a las Cosas" de Pablo Neruda são outras das obras de que serão lidos excertos."

Colóquio sobre Branquinho da Fonseca

Terceiro Trabalho

Até ao final da próxima semana devem enviar-me um texto (se possível produzido numa lógica de hipertexto) subordinado ao tema Os livros da minha vida. Este texto memorialístico (com cerca de 2500 caracteres, excluindo os espaços) deve privilegiar a selecção das obras literárias mais relevantes no seu percurso de vida; só na ausência destas se deverá referir a outro tipo de livros.

Documentário sobre Fernanda Botelho


Hoje, no canal 2 da RTP, é transmitido um documentário sobre a escritora Fernanda Botelho, pelas 22 horas e 35 minutos. Aqui ficam as informações prestadas no site deste canal televisivo:

"Fernanda Botelho,uma das escritoras mais vanguardistas dos anos 50


Fernanda Botelho [180º] é o último documentário de uma trilogia sobre escritores portugueses. Depois de Agustina Bessa-Luís e Luiz Pacheco, chegou a vez de apresentar 50 minutos sobre a vida e obra de Fernanda Botelho.
Todos da mesma geração e todos com géneros literários distintos.

Fernanda Botelho foi uma das escritoras mais vanguardistas dos anos 50.
Temas que até então nunca tinham sido abordados de forma tão directa e sem preconceitos, como o adultério feminino e as ménages a trois, passaram a fazer parte da literatura feita por uma mulher. Sem ter tido um papel activo nas ruas, Fernanda Botelho foi uma das escritoras portuguesas que mais contribuiu para a emancipação da mulher. Com uma escrita “geométrica” e recorrendo a muitos truques do género policial, os seus romances são ainda hoje um caso exemplar de construção narrativa.

Fernanda Botelho nasceu no Porto em 1926 no seio de uma família aristocrática mas o caminho que ela iria traçar não se coaduna em nada com o sentido de austeridade que lhe era imposto pelos laços familiares. Quando chegou à idade da Faculdade quis entrar para Direito mas a mãe não lho permitiu. Por isso, foi para um “curso de mulheres” em Coimbra. Depressa se apercebeu de que o meio coimbrão era demasiado conservador. Por isso, fala da chegada a Lisboa como “a sua libertação”.

Livre de preconceitos, Fernanda Botelho inicia o trajecto que a levaria ao mundo das letras e dos livros. Conhece David Mourão-Ferreira que a ajuda a encontrar o caminho que ela já intuía ser o seu desde criança. Estreia-se com poesia na Távola Redonda mas era na ficção que ela queria singrar. O percurso de romancista de Fernanda Botelho começa em 1957 com o “Ângulo Raso”. Seguiram-se-lhe mais 14 obras literárias. A última foi “Os Gritos da Minha Dança”, editada em 2003."



Produção - Panavideo
Realizador – António José de Almeida
Jornalista/ Guião – Anabela Almeida
Imagem/ Direcção de Fotografia – Jorge Afonso Pós-produção HD/ Ilustrações – Miguel Lopes Colorista – Pedro Clérigo Pós-produção Áudio – Samuel Rebelo Coordenação Geral – Telma Teixeira da Silva

2005/10/19

Vasco Graça Moura na Biblioteca Muicipal de Beja


2005/10/17

Hélia Correia no "Diário de Notícias" de hoje

A propósito da publicação de Bastardia, é importante ler Hélia Correia, em entrevista a Ana Marques Gastão no Diário de Notícias de hoje, aqui e aqui. Pode também continuar a consultar estes textos neste endereço e neste.

2005/10/14

Segundo Trabalho

Novamente até 4ª feira de manhã o mais tardar, devem enviar-me por email uma revisão de recensões de obras literárias, entrevistas com escritores, notícias diversas, desde que se insiram no âmbito da Literatura Portuguesa Contemporânea. Como material de trabalho, devem obrigatoriamente consultar o suplemento "Actual" do Expresso e o suplemento "Milfolhas" do Público, ambas a serem editados amanhã. Devem também consultar um outro jornal ou revista à vossa escolha, qualquer que seja a sua periodicidade, desde que o número em questão esteja em vigor nestes dias.

O trabalho que vão elaborar é de compilação de informação, pelo que se espera que seja sintéctico e essencialmente descritivo. Devem respeitar as normas de indicação bibliográfica.
Este trabalho já não é a título experimental, mas sim obrigatório.

2005/10/13

Novo JL

Saiu mais um número do JL, desta vez o 914. Pode ler online, por exemplo, o texto de Manuel Frias Martins sobre Jerusalém, o romance de Gonçalo M. Tavares que foi distinguido com o Prémio José Saramago.

2005/10/12

Uma história curiosa, a fazer pensar no universo português

Pedro Mexia, a partir de uma notícia já surgida na Imprensa, faz uma interessante reflexão sobre as dimensões dos meios literários e o exercício da crítica, na edição de hoje do Diário de Notícias. Intitula-se a crónica "A crítica e o meio literário". Passo a transcrever: "Until I Find You, o novo romance de John Irving, tem mais de 800 páginas e faz-nos apreciar ainda mais o aviso nas embalagens de Viagra acerca de erecções penianas que podem durar quatro ou cinco horas! Make it stop!". Assim começa a crítica de Marianne Wiggins publicada no Washington Post em Julho deste ano. Wiggins continua dizendo que o romance "tem uma dimensão narrativa paralisadoramente pequena, diálogo limitado e corrente-da-consciência sem interesse linguístico absolutamente nenhum". Até aqui, nada de especial é uma recensão de castigo e gozo, não especialmente interessante mas também não especialmente monstruosa." [os links são meus]

Pode continuar a ler aqui.

2005/10/11

"Couves e Alforrecas"

Como é hábito, Isabel Coutinho publica no Suplemento Milfolhas do jornal Público uma interessante crónica, intitulada "Uma semana agitada" (acesso reservado a assinantes). Nela dá-nos a conhecer a polémica em torno de um post publicado por João Pedro George, no seu blog Esplanar, intitulado "Couves e Alforrecas", no qual este analisa a obra de Margarida Rebelo Pinto. Vale a pena ler o texto na íntegra, bem como os ecos que circularam na blogosfera, por exemplo nos seguintes blogs: Paulo Querido, 100nada, [ai-dia], Vanus e opiniondesmaker.

Gonçalo M. Tavares recebeu Prémio José Saramago


Pode conferir toda a reportagem no Diário de Notícias.

2005/10/07

A ler

Rogério Santos, no excelente blog Indústrias Culturais, dedica um post a Lousa Digital, "Espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da Internet", mantido pela brasileira Sônia Bertocchi. Vale a pena ler ambos.

Deixo também, para leitura e reflexão, Blogs como ferramentas pedagógicas.

Estas são leituras que se impõem para irmos reflectindo sobre aquilo que nos propomos fazer neste espaço.

Primeiro trabalho - indicações definitivas


Aqui ficam as indicações para o primeiro trabalho de cada um dos elementos da turma:
A memória da atribuição
do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago
em 8 de Outubro de 1998
A título experimental, cada aluno deve propor um texto para um post, o qual me deve ser remetido até 4ª feira de manhã, obrigatoriamente por email. Para executarem este texto, além de já terem lido os textos associados à aula de hoje, deverão explorar os caminhos propostos pelos links indicados no blog José Saramago. Os textos deverão ter cerca de 2000 caracteres (excluindo espaços).